Organograma Administrativo

Descrição
GABINETE / Gabinete do Prefeito
Bronson Heleno Correia da Silva

A Chefia de Gabinete possui a missão de coordenar, dirigir e fiscalizar os trabalhos do Gabinete, além de atender munícipes e autoridades em nome do Prefeito. A Chefia de Gabinete também é responsável por estreitar o relacionamento com outros municípios, autoridades e entidades representativas da sociedade civil, e tem a função de representar o Prefeito em solenidades e cerimonias.

(12) 3185-3021
gabinete@lorena.sp.gov.br
Atendimento ao público: 9h00 às 17h00
SEC. CULTURA / Secretaria de Cultura
Juliana Amorim da Costa Barbosa

Secretaria de Cultura A Secretaria de Cultura tem em suas principais atribuições a organização de atividades do calendário cultural da cidade, realização ou apoio a eventos e projetos da sociedade; desenvolvimento de ações culturais em conjunto com outras políticas públicas e prestação de serviços culturais permanentes. Em geral, a Cultura é encarregada de cuidar das festas tradicionais populares como Carnaval, LorenVale e Festa das Nações, sociais como 1º de Maio, Dia da Mulher e da Consciência Negra. Também são realizados eventos de exposições de arte, música, teatro, circo, cinema, artes visuais, fotografia, artesanato, etc. A missão da pasta é promover o planejamento e fomento das atividades culturais com uma visão ampla e integrada no território do município, considerando a cultura como uma área estratégica para o desenvolvimento social local.

(12) 3153-1518
cultura@lorena.sp.gov.br
Atendimento ao público: 9h00 às 17h00
S. D. E. T / Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turístico
Ulisses Shinji Fucuda

Secretaria Desenvolvimento Econômico e Turístico A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turístico tem por missão apoiar a economia local, atrair novos investimentos, aumentar a arrecadação e promover a geração de novos empregos, no âmbito da Indústria, Comércio, Serviço e Turismo.

(12) 3185- 3016
sdet@lorena.sp.gov.br
Atendimento ao público: 9h00 às 17h00
GOVERNO / Secretaria de Governo
Fernanda Ferreira Santiago

A Secretaria de Governo é responsável por cuidar do expediente do Prefeito Municipal, efetuando, especialmente, o controle de prazo do processo legislativo referente a indicações, requerimentos e respectivas respostas, bem como a apreciação de projetos pela Câmara Municipal.

(12) 3185 3000
gabinete@lorena.sp.gov.br
Atendimento ao público: 9h00 às 17h00
SEC. ESPORTES / Secretaria de Esporte e Lazer
Augusto Jose Redua Nunes da Costa

SECRETARIA DE ESPORTE, JUVENTUDE E LAZER A Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer de Lorena (SEJEL) possui sede administrativa no Centro Social Urbano (CSU). Ela promove e incentiva o lazer e o esporte em toda a cidade, estimulando e orientando a prática de atividades físicas. Realiza inúmeras ações gratuitas para a população em todas as faixas etárias. Crianças, jovens, adultos e idosos podem, todos os dias, aproveitar as atividades oferecidas pela Prefeitura de Lorena por meio da SEJEL. Inclusive pessoas com deficiência. Atualmente, são desenvolvidas dezenas de modalidades esportivas em diversos pontos da cidade para o público masculino e feminino, da iniciação ao treinamento das nossas seleções: Atletismo, Basquete, Bicicross, BMX, Capoeira, Ciclismo, Damas, Futebol de Campo, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Hapkido, Jiu-Jitsu, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Vôlei de Areia, Vôlei de Quadra, Skate, Xadrez, além de aulas de alongamento, ballet, circuito funcional, coreografia, dança, ginástica variada, hidroginástica e atividades de recreação e lazer. A SEJEL administra também as três principais delegações esportivas do município: a Juvenil, a Absoluta e a Idosa.

(12) 3157-8767
sejel@lorena.sp.gov.br
Atendimento ao público: segunda à sexta: 7h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00
SEC. FINANÇAS / Secretaria de Finanças
Paulo Roberto Cardoso

Secretaria de Finanças A Secretaria de Finanças tem por objetivo a administração financeira (tesouraria e contabilidade), tributária e fiscal do município (dívida ativa, cadastro fiscal, fiscalização de posturas, fiscalização de rendas, prestação de contas, gestão financeira de contratos). São atribuições da Secretaria de Finanças: administrar, fiscalizar e arrecadar tributos e contribuições municipais; fiscalizar e cobrar o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR); administrar as dívidas públicas internas e externas do Município; representar a prefeitura em todos os contratos de empréstimos ou financiamentos; realizar estudos e pesquisas para acompanhamento da conjuntura econômica e fixação de preços públicos; celebrar contratos, convênios e congêneres; contabilizar as contar do Município; arrecadar, guardar e aplicar os recursos públicos; formular propor e avaliar políticas públicas para o desenvolvimento econômico do Município. Além disso, a pasta é responsável por planejar, executar e avaliar programas de capacitação e desenvolvimento de pessoas, programas de educação fiscal, estudos e gestão do conhecimento na área da administração tributária e de finanças públicas; planejar, propor avaliar e contratar estruturação de operações financeiras, de mercado de capitais, constituição de fundos e instrumentos financeiros; e o assessoramento, planejamento e coordenação dos Sistemas de Planejamento e Orçamento. A elaboração do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual também são de responsabilidade da Secretaria de Finanças.

(12) 3185-3000
financas@lorena.sp.gov.br
Atendimento ao público: 9h00 às 17h00
SEC. SAUDE / Secretaria de Saúde
Adailton Jose Pinto

Secretaria de Saúde A Secretaria de Saúde tem como meta desenvolver políticas públicas para o município com o propósito de promover a saúde, priorizando o atendimento e ações preventivas. Atua nas áreas da Saúde da Mulher, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde do Idoso, Saúde do Homem e Saúde Mental.

(12) 3159-3300
saude@lorena.sp.gov.br
Atendimento ao público: 7h00 às 17h00
UBS / UBS Bairro da Cruz
3153-3362
Atendimento ao público: 7h00 às 17h00 h
UBS / UBS Cecap
3152-1226
Atendimento ao público: 7h00 às 17h00 h
UBS / UBS Industrial
3153-2812

Atendimento ao público: 7h00 às 17h00 h
UBS / UBS Pinhal Novo
Atendimento ao público: 7h00 às 17h00 h
UBS / UBS Santa Lucrécia
Atendimento ao público: 7h00 às 17h00 h
UBS / UBS Sertão Velho
Atendimento ao público: 7h00 às 17h00 h
UBS / UBS Vila Nunes
(12) 3253-1277
Atendimento ao público: 7h00 às 17h00 h
AMB.ESPECIALID. / Ambulatório de Especialidades I (Centro de Saúde)
(12) 3159-3300
Atendimento ao público: 7h00 às 17h00 h
AMB.ESPECIALID. / Ambulatório de Especialidades II (Inamps)
(12) 3153-2089
Atendimento ao público: 7h00 às 17h00 h
S.M.U / Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos
Waldemilson da Silva

A Secretaria de Serviços Municipais tem como objetivo o atendimento interno de serviços como Alvenaria, Elétrica, Hidráulica e Manutenção de Veículos. Além disso, é responsável pela Limpeza Pública, sendo coleta de lixo orgânico, entulhos e limpeza geral, jardinagem geral (serviços com servidores municipais e Empresa Terceirizada), limpeza e manutenção de galerias de águas pluviais e pavimentos (Prefeitura e Terceirizadas). Na Área Rural faz a conservação de estradas e pontes nos 480 quilômetros de Estradas Rurais.

(12) 3153-1656
rh@lorena.sp.gov.br
Atendimento ao público: 9h00 às 17h00
CAPS / Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
(12) 3152-8007
Atendimento ao público: 7h00 às 17h00 h
CEO / Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
(12) 3152-9049
Atendimento ao público: 7h00 às 17h00 h
CEO / Centro de Especialidades Odontológicas (CEO tipo I)
(12) 3153-3362
Atendimento ao público: 7h00 às 17h00 h
FARM.MANIPUL. / Farmácia de Manipulação
(12) 3157-4220
Horários: Funcionamento (seg à sex): 7h00 às 17h00 h
ESF / ESF Cabelinha
(12) 3152-9256
Atendimento ao público: 7h00 às 17h00 h
ESF / ESF Horto Florestal
(12) 3152-6121
Atendimento ao público: 7h00 às 17h00 h
ESF / ESF Novo Horizonte
(12) 3157-4989
Atendimento ao público: 7h00 às 17h00 h
ESF / ESF Olaria
(12) 3157-2026
Atendimento ao público: 7h00 às 17h00 h
ESF / ESF Parque Rodovias
(12) 3157-3148
Atendimento ao público: 7h00 às 17h00 h
ESF / ESF Santo Antônio
(12) 3153-4269
Atendimento ao público: 7h00 às 17h00 h
ESF / ESF São Roque
Atendimento ao público: 7h00 às 17h00 h
ESF / ESF Vila Brito
(12) 3153-2808
Atendimento ao público:7h00 às 17h00 h
ESF / ESF Vila dos Comerciários
(12) 3157-4604
Atendimento ao público:7h00 às 17h00 h
SEMEAR / Secretaria do Meio Ambiente
Radames Lazaro de Carvalho Correa

Secretaria de Meio Ambiente A Secretaria de Meio Ambiente é responsável pela fiscalização ambiental correspondente às leis federais, estaduais e municipais; emissão de licenciamento ambiental municipal (deliberação CONSEMA nº01 de 23/04/2014); emissão de manifestação ambiental municipal para fins de licenciamento junto a CETESB; notificações para construção de muro e calçada; notificações para limpeza de terrenos; emissão de autorização para corte e poda de árvores no município; autuação por corte irregular de árvores; educação ambiental em escolas, locais públicos, etc; doação de mudas; fiscalização de poluição sonora, faixas e cartazes; fiscalização de queimadas urbanas; emissão de pareceres ambientais; fiscalização de despejos irregulares de resíduos sólidos urbanos e entulhos; fiscalização de intervenções e construções irregulares em Áreas de Preservação Permanente (APP); divulgação de leis ambientais; parceria com a cooperativa de recicláveis – COOCAL; criação dos ecopontos de lâmpadas e pneus; implementação da Coleta Seletiva; projetos de recuperação de nascentes; plantio de árvores; e controle e destino ambientalmente correto dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).

(12) 3185.3518
semear@lorena.sp.gov.br
Atendimento ao público: 8h00 às 17h00
SEC. EDUCAÇÃO / Secretaria de Educação
Rosana Maria da Silva Soares de Carvalho

Secretaria de Educação É competência da Secretaria de Educação assistir e assessorar o Prefeito Municipal nas políticas educacionais de Lorena, supervisionar, coordenar e coordenar as unidades que lhe são subordinadas e da rede municipal escolar, promover cursos profissionalizantes e educação de trânsito, promover e avaliar a orientação pedagógica dos docentes, além de administrar e manter em funcionamento a Biblioteca Municipal com controle, atualização e circulação de seu acervo.

(12) 3157- 4711
educacao@lorena.sp.gov.br
Atendimento ao público: 9h00 às 17h00
CMEI / CMEI Alice Campos de Olivas - Creche
Gestora: Edmara Adriane Marins
(12) 3153-1928
Funcionamento e atendimento ao público (seg à sex) 7h00 às 17h00
CMEI / CMEI Dom João Hipólito de Moraes -Creche e Educação Infantil
Gestora: Evelise de Castro S. B. de Souza
(12) 3157-5022
Funcionamento e atendimento ao público (seg à sex) 7h00 às 17h00
CMEI / CMEI Francisco Cândido Xavier - Creche
Gestora: Izabel Vicente da Silva
Funcionamento e atendimento ao público (seg à sex) 7h00 às 17h00
CMEI / CMEI Irmã Irene Augusto - Creche e Educação Infantil
Gestora: Solange Santos Moura
Funcionamento e atendimento ao público (seg à sex) 7h00 às 17h00
CMEI / CMEI Maria José Rodrigues Alves -Profª Dona Zezé -Creche/E.I
Gestora: Dulciléia da S. Pereira Fernandes
(12) 3153-1450
Funcionamento e atendimento ao público (seg à sex) 7h00 às 17h00
CMEI / CMEI Paulo Pereira dos Reis - Creche e Educação Infantil
Gestora: Maria Brígida M. Silva
(12) 3157-5998
Funcionamento e atendimento ao público (seg à sex) 7h00 às 17h00
CMEI / CMEI Presidente Jânio da Silva Quadros - Creche e Educação I
Gestora: Maria Aparecida da S. Abreu
(12) 3157-6343
Funcionamento e atendimento ao público (seg à sex) 7h00 às 17h00
EM / EM Geraldo José Rodrigues Alckmin
Gestora: Afra Maria Bezerra de Rezende
(12) 3153-2811
Funcionamento e atendimento ao público (seg à sex) 7h00 às 14h40
EM / EM Governador Mário Covas
Gestora: Claudia Maria de Salles
(12) 3157-6771
Funcionamento e atendimento ao público (seg à sex) 7h00 às 17h30
EM / EM Horácio Victor Bastos
Gestora: Alessandra Mulinari Peixoto
(12) 3152-8272
Funcionamento e atendimento ao público (seg à sex) 7h00 às 17h30
EM / EM Miguel Rodrigues Ferreira
Sônia Maria Guedes de Oliveira Cruz
(12) 3152-8139

Atendimento ao público (seg à sex) 7h00 às 17h30
EM / EM Mônica Senne do Nascimento Silva
Gestora: Aurea Lemes de Aquino
(12) 3157-3292
Funcionamento e atendimento ao público (seg à sex) 9h00 às 17h00
EM / EM Padre João Renaudin de Ranville
Gestora: Jussara Maracajá Eid
(12) 3153-3214
Funcionamento e atendimento ao público (seg à sex) 7h00 às 15h40
EM / EM Presidente Jânio da Silva Quadros
Gestora: Claudia Maria Brito P. O. A. Jannuzzelli
(12) 3157-1414

Funcionamento e atendimento ao público (seg à sex) 7h00 às 17h30
EM / CMEI Professor Ângelo Prudente de Aquino - Creche
Gestora: Silvia Aparecida Vieira Bastos
(12) 9 9635-8159
EM / EM CAIC
Gestora: Hilda Auxiliadora Gonçalves
(12) 3157-4656
Funcionamento e atendimento ao público (seg à sex) 7h00 às 17h30
EM / EM Conde de Moreira Lima
Gestora: Ildomara Aquino
(12) 3152-7447
Funcionamento e atendimento ao público (seg à sex) 7h00 às 18h20
EM / EM Papa João Paulo I
Gestora: Maria A. dos Santos Ballerini
(12) 3153-1883
Funcionamento e atendimento ao público (seg à sex) 7h00 às 17h30
EM / EM Professor Climério Galvão César
Gestora: Gilma de Andrade Correa
(12) 3153-2202
Funcionamento e atendimento ao público (seg à sex) 7h00 às 18h20
SADS / Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
Claudio Luiz de Freitas

A Secretaria Assistência e Desenvolvimento Social A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) é responsável pela Gestão de Assistência Social no município, conforme regulamentação na Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS/1993 e pela Política Nacional de Assistência Social –PMAS/2004. Dentre as atribuições da SADS destaca-se a gerência do Serviço de Proteção Social Básica, executado no CRAS I (Bairro da Cruz) e no CRAS II (Cecap), onde são oferecidos Serviço de Fortalecimento de Vinculos familiares e comunitários para crianças, idosos e adolescentes, e PAIF, Programa de Atendimento Integral a Família. A SADS também atua na Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, com serviços executados no CREAS, no enfrentamento a violência doméstica contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos, abordagem social a população de rua, atendimento a adolescentes submetidos a medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e monitoramento do serviço de acolhimento para crianças e adolescentes nas casas-lares. 98,14% das famílias vulneráveis do município são atendidas no Programa Bolsa Família. A SADS também gerencia a Subsecretaria da Juventude, o Programa Viva Leite, Renda Cidadã, Educação Permanente e Continuada do R.H. SUAS e trabalho Integrado com a Rede de Instituições Sociais do Município. Os conselhos Tutelar, Municipal de Assistência Social, Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, recebem o apoio da SADS, que também gerencia o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e ao CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade.

(12) 3153-2400
sads@lorena.sp.gov.br
Atendimento ao público: 8h00 às 17h00
FSSL / Fundo Social de Solidariedade de Lorena
Claudia Maria Santiago Ballerini

O Fundo Social de Solidariedade de Lorena Mudar a vida das pessoas, dar uma chance para recomeçar, levar de volta a alegria de viver, dignidade e felicidade, essa é a missão do Fundo Social de Solidariedade de Lorena. O Fulor, como é chamado, é um órgão ligado ao Gabinete do Prefeito Fábio Marcondes que oferece cursos de graça de Padaria Artesanal, Confeitaria, Corte e Costura, Artesanato, Maquiagem, Manicure e Cabeleireiro. Em dois anos, mais de 1.000 pessoas de diferentes idades e regiões da cidade já se formaram e hoje trabalham tendo como fonte, ou complemento, de renda o que aprenderam. Outra forma de priorizar o atendimento à sociedade em situação de vulnerabilidade social é a realização de Campanhas. A Campanha do Agasalho já realizou mais de 40.000 doações para instituições sociais, famílias com baixa renda, bairros carentes e bairros rurais; e a Campanha de Prevenção ao Câncer já teve mais de 1.000 participantes. O amor e o cuidado dado aos lorenenses pelo Fulor não tem idade, vai dos mais velhos, com o apoio a atividades como os Jogos Regionais do Idoso, aos mais novos, com o desenvolvimento de projetos como a Horta Educativa para as crianças das Escolas Municipais. Qualquer pessoa pode participar ou colaborar com o Fulor, ligue 12-3153-2078, ou vá até a Av. Godoy Neto, 480 – Olaria.

(12) 3153-2078
fundosocial@lorena.sp.gov.br
Atendimento ao público: 8h00 às 17h00
SEC. ADM / Secretaria de Administração
Irvis Soncini Santos

Secretaria de Administração São responsabilidades da Secretaria de Administração planejar, colocar em prática e controlar a instalação de serviços em toda a prefeitura. Atende aos servidores no Departamento de Recursos Humanos, realiza Comprar, processos de Licitação e executa trabalhos administrativos internos. A Administração também coordena a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, com o gerenciamento da rede de computadores, banco de dados e suporte técnico.

(12) 3185-3026
administracao@lorena.sp.gov.br
Atendimento ao público: 9h00 às 17h00
DPD / Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiencia

Secretaria Municipal dos Direiros da Pessoa com Deficiencia

GD / Secretaria Muniicpal de Governança Digital

Secretaria Municipal de Governnaça Digital

PM / Secretaria Municipal de Políticas para a Munlher

Secretaria Municipal de Politicas para a Mulher

TURISMO / Secretaria Municipal de Turismo

Formular, coordenar, acompanhar e sepervisionar a implementação da politica municipal de desenvolvimento do turismo.

SEC. OBRAS / Secretaria de Obras e Planejamento Urbano
Rosana Reis Alves Correa

Secretaria de Obras e Planejamento Urbano A Secretaria de Obras e Planejamento Urbano tem por finalidade, na área de Obras, a construção, manutenção e conservação de obras públicas municipais e instalações de prestação de serviços à sociedade, assim como, fiscalizar obras públicas realizadas diretamente pela prefeitura e executadas por terceiros. Com o Planejamento Urbano sua função é estabelecer uma política de planejamento urbano em parceria com as demais secretarias, e também realizar a revisão do Plano Diretor do Município para que em seguida possa seguir suas diretrizes proporcionando melhorias na vida da população.

(12) 3185-3500
planejamento@lorena.sp.gov.br
Atendimento ao público: 8h00 às 17h00
SEC. TRANSITO / Secretaria de Trânsito e Transportes
Lucas Barbosa Mulinari

A Secretaria de Trânsito e Transportes A Secretaria de Trânsito e Transportes desenvolve estudos e projetos de engenharia de tráfego, realiza a implantação e manutenção de sinalização viária vertical e horizontal, é responsável por operações e fiscalização de trânsito com o objetivo de fluidez e segurança; e vistoria veicular para renovação de alvarás de táxis e vans escolares.

(12) 3153-1250
transito@lorena.sp.gov.br
Atendimento ao público: 9h00 às 17h00
SEC. JURIDICA / Secretaria dos Negócios Jurídicos
Rodolfo Barbosa Azevedo

A Secretaria de Negócios Jurídicos A Secretaria de Negócios Jurídicos desempenha a importante função de defender os interesses que são atribuídos ao poder público municipal, planejando, coordenando e controlando as atividades das procuradorias e do Procon. Além disso, a pasta representa o poder público municipal em defesa do interessa extrajudicial da municipalidade. Os procuradores municipais assessoram a estrutura administrativa, dando consultoria em pareceres de licitação, contratos e questões que envolvem os servidores públicos municipais.

(12) 3185-3000
juridico@lorena.sp.gov.br
Atendimento ao público: 9h00 às 17h00
SEC. SEGURANÇA / Secretaria de Segurança
Alfredo Ferreira da Silva Pereira

Secretaria de Segurança A Secretaria de Segurança busca reforçar as alianças com os órgãos policiais e as responsabilidades da Guarda Municipal com a segurança do município. Além disso, atua na área de segurança tecnológica, com monitoramentos de logradouros públicos, e é responsável pela Defesa Civil e Guarda Municipal que possuem atuação 24 horas.

(12) 3157-3862
segurancamunicipal@lorena.sp.gov.br
Atendimento ao público: 8h00 às 18h00
SSM/AGRICULTURA / Secretaria Municipais de Agricultura e Desenv. Rural
Joao Geraldo

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural A Secretaria de Serviços Municipais tem como objetivo o atendimento interno de serviços como Alvenaria, Elétrica, Hidráulica e Manutenção de Veículos. Além disso, é responsável pela Limpeza Pública, sendo coleta de lixo orgânico, entulhos e limpeza geral, jardinagem geral (serviços com servidores municipais e Empresa Terceirizada), limpeza e manutenção de galerias de águas pluviais e pavimentos (Prefeitura e Terceirizadas). Na Área Rural faz a conservação de estradas e pontes nos 480 quilômetros de Estradas Rurais.

(12) 3153- 1656
servicosmunicipais@lorena.sp.gov.br
Atendimento ao público: 7h00 às 17h00
SECOM / Secretaria de Comunicação Social
Mayco Tales Finotti Junqueira

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Cabe a Secretaria de Comunicação Social, planejar, executar e orientar políticas de comunicação social, objetivando a uniformização dos conceitos e procedimentos de comunicação, e assim, promover a divulgação de atos e atividades do Governo Municipal. A Secretaria tem uma de suas principais ações, estreitar o relacionamento com os veículos de comunicação como: rádios, TVs, jornais e redes sociais pela Internet. Também é de responsabilidade da Secretaria de Comunicação Social zelar pela identidade visual da Administração Municipal.

(12) 3185-3024
comunicacao@lorena.sp.gov.br
Atendimento ao público: 9h00 às 17h00
PG / Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão

Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão

JUV / Secretaria Municipal de Juventude

Secretaria Municipal de Juventude